segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Ata reunião conselho diretor realizada no dia 18/09/2013

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETOR DA FACULDADE DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, REALIZADA NO DIA 18/09/2013.

Às quatorze horas do dia dezoito de setembro de dois mil e treze, na sala do 4º ano desta unidade, reuniram-se os membros do Conselho Diretor da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás, sob a coordenação conjunta do diretor, Prof. Adriano Correia e dos coordenadores de curso, professores Cristiano Rezende (CCB) e Carmelita Felício (CCL), atendendo à convocação FAFIL Nº 05/2013, previamente expedida. Na oportunidade compareceram os seguintes conselheiros: Almiro Schulz, Martina Korelc, Márcia Zebina, Anderson Borges, Adriana Delbó, Fábio Ferreira, Hans Christian, Renato Moscateli, Araceli Velloso, André Porto, Guilherme Ghisoni, Carla Milani, Rafael Rodrigues, Wellington Damasceno; Adriana Santana e Danielle Pavan (assistentes em administração); Antônio Ferreira, Régis Lopes e Karine Assis (representantes estudantis). 1) Verificado o quórum regimental, o diretor declarou abertos os trabalhos, dando boas vindas aos novos servidores da FAFIL: os docentes Rafael Rodrigues e Wellington Damasceno; a técnica administrativa Danielle Pavan; a aluna Karine Assis (mat. RGCG 091350) que se torna representante estudantil em substituição ao aluno Guilherme Ricardo (mat. RGCG 101600). 2) Em seguida, justificou as ausências dos professores Wagner Sanz, Helena Esser e Thiago Santoro e fez a leitura da ata da reunião de planejamento realizada em 17/07/2013, ao que o conselho aprovou por unanimidade. 3) Na sequência, o vice-diretor apresentou os resultados do Concurso para Professor Substituto informando  que, até que as mudanças previstas para os PPC’s das unidades sejam finalizadas, a FAFIL vai contar, durante dois anos, com a colaboração dos dois professores aprovados no referido concurso: Igor Vinícius Basílio Nunes, classificado em 1º lugar e Vital Francisco Celestino Alves, classificado em 2º lugar.  Informou ainda que o documento elaborado pela comissão encarregada de propor alternativas para atender às solicitações de outras unidades, foi apresentado à PROGRAD e a alternativa encontrada para resolver o problema das “disciplinas de serviço” foi muito bem acatada, especialmente porque é formulada neste  momento em que os NDE’s em atividade na UFG, poderão contemplar em seus PPC’s a proposta da FAFIL, o que vai demandar um trabalho de articulação do NDE da FAFIL com os núcleos de outras unidades. 4) Prosseguindo a discussão da pauta, o diretor solicitou a leitura dos pareceres dos projetos de pesquisa e planos de trabalhos:  i. Projeto de pesquisa da Prof.ª Adriana Delbó, intitulado: “As relações entre política, moral, formação e arte na preocupação de F. Nietzsche com a cultura”, com base no parecer emitido pelo Prof. Renato Moscateli; ii. Projeto de pesquisa do Prof. Almiro Schulz, intitulado: “Contribuições do ‘saber filosófico’ para o conceito de formação: uma análise das licenciaturas da UFG no período de 2008-2012”, mediante o parecer emitido pela Profa. Carmelita Felício; iii. Subprojeto do PIBID: “Formação de Professores de Filosofia e Exercício da Docência: a que será que se destina o valor formativo da atividade filosófica no espaço escolar, sob as condições culturais de nossa época?” (vigência 2014-2018), sob a coordenação das professoras Carmelita Felício e Adriana Delbó, com parecer  elaborado pelo Prof. Cristiano Rezende; iv. Plano de trabalho do Prof. Cristiano Novaes para o ano de 2013 via parecer emitido pelo Prof. André Porto; v. Plano de trabalho do Prof. Renato Moscateli referente ao 2º semestre de 2013, com parecer emitido pelo Prof. Adriano Correia; vi. Plano de trabalho do Prof. Thiago Santoro para o ano de 2013, retirado da pauta em virtude de o estágio probatório do professor ter sido concluído. 5) A Prof.ª Carmelita apresentou a proposta do I Concurso de Texto Filosófico para alunos do Ensino Médio do CEPAE, com o tema “A sociedade dos consumidores e a sua promessa de felicidade”, que se realizará em parceria entre o CEPAE e a Faculdade de Filosofia no subprojeto do PIBID, ao que o conselho aprovou por unanimidade. 6) A CCL apresentou a necessidade de recomposição do NDE para reformular o PPC do curso de Filosofia à luz da exigência do MEC de se ter um PPC para o curso de bacharelado e outro para o curso de licenciatura, além das adequações para atender ao novo RGCG da UFG. As sugestões apresentadas pelos presentes foram: revisar ementas por meio de discussões a serem feitas previamente nas áreas, a partir das linhas de pesquisa de cada uma delas; apresentar ementas em forma de texto e não de tópicos; desvincular as bibliografias do ementário. A seguir, os conselheiros aprovaram por unanimidade a nova composição do NDE: Professores Cristiano, Carmelita, Anderson, Carla, Márcia, André, representante técnico-administrativa Adriana e dois representantes estudantis, a definir. 7) O CCB apresentou o Memorando da PROGRAD sobre a possibilidade de redução da carga horária de NL obrigatória, conforme o novo RGCG, de 160h para 128h. A esse respeito, ficou decidido que o CAFIL fará uma consulta aos estudantes para avaliar as experiências de aulas em outras unidades, de modo que os resultados dessa consulta sirvam para orientar o trabalho de reformulação do PPC pelo NDE. 8) O diretor apresentou a solicitação dos organizadores do SIF/Salvador/BA de que, além das passagens, a unidade pudesse custear as diárias dos nossos professores que participarão do evento e a organização do mesmo se comprometeria a complementar as diárias caso fosse necessário, ao que o conselho aprovou por unanimidade. 9) O diretor submeteu as concessões ad referendum de passagens à apreciação do conselho para a Prof.ª Carla, relativa à participação em minicurso na UFRRJ, e para o Prof. Diogo Ferrer, na extensão da estadia do convidado para participar do Colóquio Husserl, ambas aprovadas por unanimidade. 10) A propósito das Normas Complementares do Concurso de Ética para professor efetivo, o diretor informou que a abertura das inscrições ficará com prazos abertos de outubro a dezembro do ano corrente, com realização do concurso em fevereiro, a fim de que haja um tempo maior para a divulgação. 11) A Prof.ª Carla apresentou duas propostas de minicurso, procedendo a leitura do resumo do currículo de ambos os convidados: a) Prof. João Emiliano de Fortaleza Aquino, minicurso em parceria com a FIC/UFG, sobre Benjamim e Guy Debord; b) Prof. Pedro Hussak Ramos, minicurso sobre Estética e Política, ao que o conselho aprovou por unanimidade, acatando a proposta da Prof.ª Martina da necessidade de um levantamento dos minicursos já oferecidos pela unidade, com a finalidade de se visualizar quais áreas estão sendo mais ou menos contempladas. 12) A Prof.ª Martina, ao lado de  informar sobre a vinda de um professor de Bogotá, especialista em Fenomenologia Latino-Americana da Religião, para participar do Simpósio de Fenomenologia e Religião da UnB, consultou os conselheiros para saber se havia interesse em programar uma atividade com o professor, aproveitando o tempo disponível que o mesmo teria, antes do início do simpósio. Todavia, o assunto ficou em aberto para que a professora apresentasse a proposta para o PPG/FIL. 13) Foi aprovada pelo conselho uma moção de repúdio ao governador do Estado de Goiás, Sr. Marconi Perillo, pela impetração de processo contra o aluno Caius Brandão, devido ao compartilhamento virtual nas redes sociais da reportagem publicada pela revista Carta Capital, que não teve circulação em Goiânia, a respeito do envolvimento do governador supracitado com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. A moção será confeccionada pelo diretor da unidade. 14) O Prof. Guilherme, membro da Comissão de Revalidação de Diplomas desta unidade, leu o parecer de indeferimento em relação ao pedido de revalidação de diploma feito por Lander Fleury Xavier, ao que o conselho aprovou por unanimidade. 15) O Prof. Cristiano leu o parecer de indeferimento do pedido de reconsideração das notas de avaliação de desempenho do ex-servidor técnico-administrativo da FAFIL, Fernando Henrique de Souza Freitas, originalmente atribuídas pelo então diretor da referida unidade, Prof. André Porto. O Prof. André explicou que as notas atribuídas ao ex-servidor foram fundamentalmente pautadas pela equipe de técnicos administrativos, pelo ex-coordenador de curso, Prof. Anderson, pela experiência de outros professores e pela própria vivência com o ex-servidor e que o requerente recebeu notas boas para quesitos técnicos, mas que desequilibrou o ambiente de trabalho da secretaria. A assistente em administração Adriana acrescentou que quando o ex-servidor superou os problemas pessoais, solicitou ajuda para que ele pudesse dividir as tarefas da secretaria e da coordenação de curso, mas o ex-servidor se recusou a fazê-las, justificando que somente se submeteria às solicitações do ex-coordenador de curso, alegando que não estava sujeito aos pedidos da servidora e nem aos pedidos da coordenação administrativa. Acrescentou ainda que o ex-servidor, no que tange às tarefas de suporte acadêmico e administrativo, apenas realizava tarefas específicas do início de semestre, e as demais atividades durante o semestre ficavam a cargo dessa servidora. O Prof. Anderson disse que estava de acordo com o parecer, que o ex-servidor sempre foi eficiente quando solicitado, mas que ele conseguiu quebrar a harmonia do ambiente da secretaria. Em votação, o parecer de indeferimento redigido, em segunda instância, pelo Prof. Cristiano Novaes de Rezende, foi aprovado com duas abstenções da representação discente e votos favoráveis de todos os demais conselheiros presentes. 16) O diretor submeteu sua aprovação ad referendum, de acordo com a avaliação favorável da CAD, da progressão horizontal do Prof. Wagner, a qual foi confirmada por unanimidade pelo conselho. 17) Em seguida, o diretor apresentou o ofício do CAFIL, em anexo, nomeando os representantes discentes titulares e suplentes no conselho diretor. 18) O diretor apresentou a sugestão de calendário para as próximas reuniões do conselho, ficando previamente marcadas para os dias 16/10, 13/11 e 18/12 do ano corrente. Nada mais havendo a tratar, o diretor agradeceu a presença e a participação de todos e, às 17h declarou encerrada a reunião, da qual, para constar, eu, Adriana Oliveira de Santana, assistente em administração, lavrei a presente ata que, lida e julgada conforme, segue assinada pelo diretor dos trabalhos e pelos conselheiros presentes à sua discussão e votação.




Adriano Correia
Diretor



Cristiano Novaes
Membro



Carmelita Felício
Membro



Hans Christian
Membro



André Porto
Membro



Carla Milani
Membro



Martina Korelc
Membro



Adriana Delbó
Membro



Guilherme Ghisoni
Membro



Fábio Ferreira
Membro



Anderson Borges
Membro



Márcia Zebina
Membro



Almiro Schulz
Membro



Rafael Rodrigues
Membro



Renato Moscateli
Membro



Araceli Velloso
Membro



Wellington Almeida
Membro



Régis Lopes
Membro



Antônio Ferreira
Membro



Karine Assis
Membro


0 comentários:

Postar um comentário