segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETOR DA FACULDADE DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, REALIZADA NO DIA 15/02/2013.

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETOR DA FACULDADE DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, REALIZADA NO DIA 15/02/2013.

Às quatorze horas do dia quinze de fevereiro de dois mil e treze, na sala do 4º ano desta unidade, reuniram-se os membros do Conselho Diretor da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás, sob a coordenação do diretor, Prof. Adriano Correia, atendendo à convocação FAFIL Nº 01/2013, previamente expedida. Na oportunidade compareceram os seguintes conselheiros: Cristiano Rezende, Araceli Velloso, Almiro Schulz, Martina Korelc, Guilherme Ghisoni, Carla Milani Damião, Wagner Sanz, Helena Esser, Cristiano Rezende, Adriano Correia, Márcia Zebina, Anderson Borges, Adriana Delbó, Fábio Ferreira, André Porto, Thiago Santoro, Carmelita Felício, Rodrigo Brêttas (representante técnico-administrativo) e Antônio Ferreira (representante estudantil); além da participação do bolsista PNPD, Renato Moscateli. 1) Verificado o quórum regimental, o diretor declarou abertos os trabalhos e, juntamente com o vice-diretor, agradeceu aos docentes, discentes e técnicos administrativos pela confiança demonstrada na eleição para gestores da FAFIL, ocorrida em 20/12/2012. 2) Em seguida, o diretor agradeceu a compreensão dos conselheiros para realização da reunião nesta sexta-feira, em virtude de compromissos assumidos anteriormente e informou que a ata da reunião anterior, ocorrida em 19/12/2012, será lida na próxima reunião, juntamente com ata desta. 3) Após, o diretor leu os pareceres da CAD e apresentou os SICADs parciais pertinentes aos processos de Progressão Horizontal dos professores Hans Christian Klotz, Édem Vaz, Adriana Delbó, Adriano Correia e Cristiano Rezende, aprovados pelo conselho por unanimidade. Acerca da avaliação executada pela CAD, a Profª. Araceli informou que, de acordo com nova orientação da CPPD, a disciplina de Estágio passou a pontuar conforme as demais disciplinas teóricas. 4) Após, o diretor ponderou que o novo prédio para a área de Humanidades foi tema de uma reunião entre o Reitor, os respectivos diretores das faculdades de História, Ciências Sociais e Filosofia e o diretor do CEGEF/UFG. Dessa reunião, alguns aspectos ficaram pré-definidos, sendo: (i) o custo para romper o contrato atual e realizar nova licitação é maior do que o de tentar um acordo com a construtora responsável pelas obras; sendo assim, o CEGEF estabelecerá um cronograma para o restante da edificação que, caso não seja cumprido, fundamentará a ruptura contratual; (ii) o CEGEF tentará acordo para finalizar a obra próximo a fevereiro de 2014, visto que a previsão de inauguração em outubro de 2013 praticamente ficou descartada; (iii) as salas comuns às três faculdades serão equipadas com recursos da Reitoria; (iv) o diretor ponderou que a Faculdade de História, extraoficialmente, tem interesse em alterar a distribuição outrora pré-definida para o novo prédio, ao que o conselho refutou analisar a proposta, deixando a deliberação, caso necessária, para após a conclusão da obra e, principalmente, a partir de proposta devidamente aprovada pelo conselho diretor da referida unidade; (v) não estão previstos ainda espaços de convivência para a comunidade acadêmica e nem salas de aulas, ficando disponíveis, para tais finalidades, o prédio atual e os centros de aulas, respectivamente. Ainda acerca da reunião sobre o novo prédio, o vice-diretor ponderou os seguintes pontos: (i) que o Reitor prometeu realizar uma licitação para reforma do prédio atual assim que for possível e; (ii) que o Reitor admitiu ser prejudicial uma separação das atividades acadêmicas das administrativas, visto que a convivência em corredores é benéfica para a comunidade acadêmica, e que a alta administração da UFG, na medida do possível, promoverá e auxiliará tal integração. Neste sentido, ainda conforme o vice-diretor, o pátio compreendido entre os prédios de Humanidades, IF, FACOMB e IME, será equipado para servir como área de convivência social. Já o local onde funcionava a Lanchonete Brioche será equipado para funcionar como um espaço de convivência acadêmica entre discentes das unidades acima citadas, com exceção de IF e IME. 5) Em seguida, o diretor ponderou que a decisão acerca da utilização de móveis e equipamentos já adquiridos pensando no prédio novo pode ser tomada internamente e que analisará as condições para propor ao conselho. Nesse sentido, a Profª. Márcia sugeriu que a Reitoria trocasse os computadores já adquiridos por notebooks, ao que o diretor ficou de verificar tal possibilidade. 6) Na sequência o diretor ponderou que foram instalados no auditório equipamentos potentes para acesso sem fio à internet e que existe o estudo para estender tal tecnologia para todo o prédio. 7) Após, o diretor submeteu ao conselho o resultado do concurso para docente na área de Epistemologia Contemporânea, ponderando que seis inscrições foram homologadas, inclusive com bons candidatos inscritos, porém, apenas um candidato compareceu e, infelizmente, em função de não ser um especialista na área, o desempenho não foi suficiente para ser aprovado. Seguiu-se longa discussão sobre o tema e foram formuladas duas propostas para reabertura do concurso, sendo: (I) reabrir o concurso e decidir suas Normas Complementares posteriormente e; (II) reabrir o concurso, delegando à banca examinadora e docentes da área, a decisão sobre as Normas Complementares. A proposta II foi aprovada com 9 (nove) votos a favor; sendo que a proposta I teve 7 (sete) votos a favor; e houve 2 (duas) abstenções. 8) Na sequência, o diretor propôs uma redução da pauta para viabilizar a definição das disciplinas a serem ofertadas para 2013/1, ao que o conselho aprovou por unanimidade. Sobre o assunto, o aluno Antônio informou que os discentes do curso noturno se queixaram da pequena quantidade de disciplinas oferecidas para eles, ao que o coordenador de curso se comprometeu a solucionar o problema, de acordo com as possibilidades do quadro docente. 9) Em seguida, o quadro de disciplinas para o próximo semestre ficou definido conforme anexo. Entretanto, os programas das disciplinas serão analisados pelo conselho após o início do semestre, em função de não haver tempo hábil para tal. Nada mais havendo a tratar, o diretor agradeceu a presença e a participação de todos e, às 16h30min, declarou encerrada a reunião, da qual, para constar, eu, Rodrigo Houara Brêttas, coordenador administrativo, lavrei a presente ata que, lida e julgada conforme, segue assinada pelo diretor dos trabalhos e pelos conselheiros presentes à sua discussão e votação.





Adriano Correia
Diretor




Cristiano Novaes
Membro




Almiro Schulz
Membro




Araceli Velloso
Membro




Guilherme Ghisoni
Membro




Helena Esser
Membro




Martina Korelc
Membro




Adriana Delbó
Membro




Rodrigo Brêttas
Membro




Fábio Ferreira
Membro




André Porto
Membro




Carla Milani
Membro







Wagner Sanz
Membro




Thiago Santoro
Membro




Renato Moscateli
Participante




Antônio Ferreira
Membro




Márcia Zebina
Membro




Anderson Borges
Membro




Carmelita Felício
Membro


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