ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETOR
DA FACULDADE DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, REALIZADA NO DIA 15/02/2013.
Às quatorze horas do dia quinze de
fevereiro de dois mil e treze, na sala do 4º ano desta unidade, reuniram-se os
membros do Conselho Diretor da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal
de Goiás, sob a coordenação do diretor, Prof. Adriano Correia, atendendo à
convocação FAFIL Nº 01/2013, previamente expedida. Na oportunidade compareceram
os seguintes conselheiros: Cristiano Rezende, Araceli Velloso, Almiro Schulz,
Martina Korelc, Guilherme Ghisoni, Carla Milani Damião, Wagner Sanz, Helena
Esser, Cristiano Rezende, Adriano Correia, Márcia Zebina, Anderson Borges,
Adriana Delbó, Fábio Ferreira, André Porto, Thiago Santoro, Carmelita Felício, Rodrigo
Brêttas (representante técnico-administrativo) e Antônio Ferreira (representante
estudantil); além da participação do bolsista PNPD, Renato Moscateli. 1) Verificado o quórum regimental, o diretor declarou abertos os trabalhos e,
juntamente com o vice-diretor, agradeceu aos docentes, discentes e técnicos
administrativos pela confiança demonstrada na eleição para gestores da FAFIL,
ocorrida em 20/12/2012. 2) Em
seguida, o diretor agradeceu a compreensão dos conselheiros para realização da
reunião nesta sexta-feira, em virtude de compromissos assumidos anteriormente e
informou que a ata da reunião anterior, ocorrida em 19/12/2012, será lida na
próxima reunião, juntamente com ata desta. 3)
Após, o diretor leu os pareceres da CAD e apresentou os SICADs parciais pertinentes
aos processos de Progressão Horizontal dos professores Hans Christian Klotz, Édem
Vaz, Adriana Delbó, Adriano Correia e Cristiano Rezende, aprovados pelo conselho
por unanimidade. Acerca da avaliação executada pela CAD, a Profª. Araceli
informou que, de acordo com nova orientação da CPPD, a disciplina de Estágio
passou a pontuar conforme as demais disciplinas teóricas. 4) Após, o diretor ponderou que o novo prédio para a área de
Humanidades foi tema de uma reunião entre o Reitor, os respectivos diretores
das faculdades de História, Ciências Sociais e Filosofia e o diretor do
CEGEF/UFG. Dessa reunião, alguns aspectos ficaram pré-definidos, sendo: (i) o
custo para romper o contrato atual e realizar nova licitação é maior do que o
de tentar um acordo com a construtora responsável pelas obras; sendo assim, o
CEGEF estabelecerá um cronograma para o restante da edificação que, caso não
seja cumprido, fundamentará a ruptura contratual; (ii) o CEGEF tentará acordo
para finalizar a obra próximo a fevereiro de 2014, visto que a previsão de
inauguração em outubro de 2013 praticamente ficou descartada; (iii) as salas
comuns às três faculdades serão equipadas com recursos da Reitoria; (iv) o
diretor ponderou que a Faculdade de História, extraoficialmente, tem interesse
em alterar a distribuição outrora pré-definida para o novo prédio, ao que o
conselho refutou analisar a proposta, deixando a deliberação, caso necessária,
para após a conclusão da obra e, principalmente, a partir de proposta
devidamente aprovada pelo conselho diretor da referida unidade; (v) não estão
previstos ainda espaços de convivência para a comunidade acadêmica e nem salas
de aulas, ficando disponíveis, para tais finalidades, o prédio atual e os
centros de aulas, respectivamente. Ainda acerca da reunião sobre o novo prédio,
o vice-diretor ponderou os seguintes pontos: (i) que o Reitor prometeu realizar
uma licitação para reforma do prédio atual assim que for possível e; (ii) que o
Reitor admitiu ser prejudicial uma separação das atividades acadêmicas das
administrativas, visto que a convivência em corredores é benéfica para a
comunidade acadêmica, e que a alta administração da UFG, na medida do possível,
promoverá e auxiliará tal integração. Neste sentido, ainda conforme o
vice-diretor, o pátio compreendido entre os prédios de Humanidades, IF, FACOMB
e IME, será equipado para servir como área de convivência social. Já o local
onde funcionava a Lanchonete Brioche será equipado para funcionar como um
espaço de convivência acadêmica entre discentes das unidades acima citadas, com
exceção de IF e IME. 5) Em seguida,
o diretor ponderou que a decisão acerca da utilização de móveis e equipamentos
já adquiridos pensando no prédio novo pode ser tomada internamente e que
analisará as condições para propor ao conselho. Nesse sentido, a Profª. Márcia
sugeriu que a Reitoria trocasse os computadores já adquiridos por notebooks, ao
que o diretor ficou de verificar tal possibilidade. 6) Na sequência o diretor ponderou que foram instalados no
auditório equipamentos potentes para acesso sem fio à internet e que existe o
estudo para estender tal tecnologia para todo o prédio. 7) Após, o diretor submeteu ao conselho o resultado do concurso
para docente na área de Epistemologia Contemporânea, ponderando que seis
inscrições foram homologadas, inclusive com bons candidatos inscritos, porém,
apenas um candidato compareceu e, infelizmente, em função de não ser um
especialista na área, o desempenho não foi suficiente para ser aprovado. Seguiu-se
longa discussão sobre o tema e foram formuladas duas propostas para reabertura
do concurso, sendo: (I) reabrir o concurso e decidir suas Normas Complementares
posteriormente e; (II) reabrir o concurso, delegando à banca examinadora e
docentes da área, a decisão sobre as Normas Complementares. A proposta II foi
aprovada com 9 (nove) votos a favor; sendo que a proposta I teve 7 (sete) votos
a favor; e houve 2 (duas) abstenções. 8)
Na sequência, o diretor propôs uma redução da pauta para viabilizar a definição
das disciplinas a serem ofertadas para 2013/1, ao que o conselho aprovou por
unanimidade. Sobre o assunto, o aluno Antônio informou que os discentes do
curso noturno se queixaram da pequena quantidade de disciplinas oferecidas para
eles, ao que o coordenador de curso se comprometeu a solucionar o problema, de
acordo com as possibilidades do quadro docente. 9) Em seguida, o quadro de disciplinas para o próximo semestre
ficou definido conforme anexo. Entretanto, os programas das disciplinas serão
analisados pelo conselho após o início do semestre, em função de não haver tempo
hábil para tal. Nada mais havendo a tratar, o diretor
agradeceu a presença e a participação de todos e, às 16h30min, declarou
encerrada a reunião, da qual, para constar, eu, Rodrigo Houara Brêttas,
coordenador administrativo, lavrei a presente ata que, lida e julgada conforme,
segue assinada pelo diretor dos trabalhos e pelos conselheiros presentes à sua
discussão e votação.
Adriano Correia
Diretor
|
Cristiano Novaes
Membro
|
Almiro Schulz
Membro
|
Araceli Velloso
Membro
|
Guilherme Ghisoni
Membro
|
Helena Esser
Membro
|
Martina Korelc
Membro
|
Adriana Delbó
Membro
|
Rodrigo Brêttas
Membro
|
Fábio Ferreira
Membro
|
André Porto
Membro
|
Carla Milani
Membro
|
Wagner Sanz
Membro
|
Thiago Santoro
Membro
|
Renato Moscateli
Participante
|
Antônio Ferreira
Membro
|
Márcia Zebina
Membro
|
Anderson Borges
Membro
|
Carmelita Felício
Membro
|
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