sábado, 27 de outubro de 2012

XXIX ENEFIL – 2013, Encontro Nacional Dos Estudantes de Filosofia.

“Filosofia, Educação e Cultura: Desafios de uma Arte que dura.” - João Pessoa – PB

1 - Denominação e período de realização:

“29º Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia (ENEFIL PARAHYBA): Filosofia, Educação e Cultura: Desafios de uma Arte que dura”.

07 a 11 de Janeiro de 2013.

2 - Parceiros:

UFPB – Universidade Federal da Paraíba.
UEPB – Universidade Estadual da Paraíba.
UFCG – Universidade Federal de Campina Grande.

4 - Produção:

Comissão Organizadora local Associação Brasileira dos Estudantes de Filosofia – ABEF;

4.1 - Estrutura da Coordenação Geral (CO):

  • Comissão de Finanças.
  • Comissão de Infraestrutura.
  • Comissão de Cultura.
  • Comissão de Comunicação.
  • Comissão de Monitores.

5 - Objetivos.

5.1 - Geral


Fomentar e promover a pesquisa acadêmica nacional dos estudantes de Filosofia, a fim de trazer para o horizonte filosófico paraibano uma interação em âmbito do debate e da reflexão acerca das problemáticas que circulam a realidade dos estudantes de Filosofia no Brasil. Portanto constituir uma sociabilidade a nível acadêmico e cultural, garantindo um espaço de liberdade para o exercício do filosofar e de experimentação filosófica.

5.2 - Específicos


  1. Suscitar o debate do papel do educador de Filosofia na nossa sociedade;
  2. Promover o debate sobre o contexto educacional em que o Ensino de Filosofia se situa nas esferas educacionais;
  3. Desenvolver práticas que facilitem a difusão e a garantia da Filosofia na sociedade;
  4. Estimular a comunidade acadêmica de Filosofia no Brasil a expor suas produções científicas e pesquisas;
  5. Apoiar e fortalecer a Associação Nacional dos Estudantes de Filosofia – ABEF;
  6. Apoiar e fortalecer o Movimento Estudantil de Filosofia no Projeto Nacional;
  7. Estimular o intercâmbio de saberes tanto no campo cientifico como cultural entre a Paraíba com o restante do país;
  8. Propiciar aos participantes uma experiência de acessibilidade com a cultura paraibana;
  9. Dar possibilidade dos participantes terem contato com os problemas sócio-políticos da Paraíba como o papel dos estudantes de Filosofia e suas posturas diante dessa realidade;
  10. Estimular a interação da juventude universitária de Filosofia,realizando projetos no encontro que propiciem tal experiência;
  11. Suscitar uma necessidade na comunidade acadêmica de preservar a cultura regional;
  12. Apoiar o fortalecimento da Filosofia e a reflexão da cultura, do Homem e o progresso da nossa sociedade.

6 - Apresentação.

Dispondo de três universidades públicas, ou seja, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a comunidade universitária estudantil de Filosofia da Paraíba põe como imperativo a necessidade de realizar o evento. Na perspectiva de formação de uma concepção do papel tanto do ENEFIL quanto da ABEF e também do fortalecimento da pesquisa filosófica no contexto universitário e acadêmico nacional.
O “29º Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia: Filosofia, Educação e Cultura: desafios de uma arte que dura”, a ser realizado na Paraíba em sua capital João Pessoa, tida como ponto mais oriental das Américas, seria um lugar geograficamente propício para a “coruja” da Filosofia realizar seu pouso de reflexão.

7 - Justificativa.

A partir da inserção do ensino de Filosofia como obrigatoriedade no espaço curricular, seja na educação pública ou privada, a Filosofia adquiriu proporções de discussões educacionais e pedagógicas que a colocam no debate público, pois afetam as questões de ordem, natureza ética, moral, política e cultural.
A acessibilidade e ampliação dos cursos de licenciatura e bacharelado em abordagens humanísticas são os pórticos de contato do indivíduo com a filosofia. Diante disso, alguns problemas despertados pela inserção e ampliação da filosofia são motivos de inquietação, tornando-se assim um ambiente fértil para o incentivo da pesquisa e do debate filosófico.
Devido a esse contexto, se faz necessário a colocação de um encontro que traga como proposta o compartilhamento, sensibilização e mobilização da pesquisa filosófica nacional. É nesse contexto filosófico que percebemos a necessidade de situarmos a Paraíba nesse evento que será inédito, a saber, o Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia. Portanto, pretendemos desfrutar da experiência e do legado deixados pelo encontro.
Para isso, a Comissão Organizadora do “29º Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia: Filosofia, Educação e Cultura: desafios de uma arte que dura”, vem buscar o sentimento e o apoio das entidades, instituições e demais parceiros para a realização deste evento, ciente de sua importância, como forma de ampliar o conhecimento de possíveis práticas e propostas filosóficas, educacionais e culturais, a fim de se posicionar diante dos problemas reais da nossa sociedade.

8 - Metodologia.

Para a implementação do projeto haverá uma mobilização estudantil interinstitucional que tem como objetivo desenvolver atividades nos trabalhos de divulgação, pré-produção, produção e pós-produção. Itens relatados a seguir:

8.1 - Divulgação:


O ENEFIL 2013 deverá contar com uma divulgação intensa de suas atividades tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a comunidade escolar. O êxito do XXIX ENEFIL que acontecerá na cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, no ano de 2013 dependerá da mobilização integrada da comunidade universitária de cada instituição, o que se dará através da própria articulação das entidades estudantis e da divulgação em mídia especializada, como TV’s e rádios universitárias, sites,folder, cartaz, camisas. Desta forma, procura-se também criar uma integração maior entre estes veículos ligados às universidades.

E-mail para contato: enefil2013@gmail.com

Website: www.enefil2013.com

8.2- Público Alvo:


O público alvo do Projeto é composto, por diversos seguimentos:
  1. Estudantes de graduação;
  2. Estudantes de mestrado;
  3. Estudantes de doutorado;
  4. ANPOF - Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia;
  5. Professores de Filosofia do ensino Fundamental, Médio e Universitário;
  6. Estudantes das escolas públicas e particulares do Ensino Médio;
  7. Comunidade local.

8.3 - Estimativa de Público.

1.000 pessoas.

9 - Infra-Estrutura.

9.1 - Atividades Gerais

. Serão realizadas no campus da Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa.

9.2 - Alojamento.

De acordo com a alta estimativa do público poderá ser necessário a concessão do ginásio poliesportivo do departamento de Ed. Física, para alojamento da forma de camping dos participantes. Outra opção de imediata solução é o uso do espaço da Central de Aulas (CA) que pode comportar em média 800 pessoas no interior das salas e no espaço entre as salas (camping). Será necessário utilizar também o prédio do DCE para a Comissão Organizadora e Monitores..

9.3 - Segurança.

Será requisitado o corpo de seguranças que prestam serviço à universidade para cobrir a área do alojamento e dos eventos culturais durante o encontro.

9.4 - Limpeza.

Será contratada uma equipe terceirizada.

9.6 - Transporte.

Poderá ser realizada a locação de um carro para garantir e facilitar o transporte da Comissão Organizadora de eventuais necessidades que poderão ocorrer.

9.7 - Equipe de Monitores.

Serão abertas as inscrições para os interessados no site do evento. Será necessária ajuda voluntária de monitores.
Os monitores terão insenção na metade do valor da inscrição inicial, alojamento e alimentação.

9.7 - Credenciamento.

Será realizado em paralelo ao desembarque das delegações nos dias 06 e 07 de janeiro de 2013. A Comissão Organizadora disponibilizará pontos de apoio para efetivação do credenciamento dos participantes e de inscrições para os que ainda não a realizarem.

9.8 - Entrega de Certificado.

A partir da experiência vivida em outras atividades acadêmicas, propomos a entrega digital dos certificados do encontro, oficinas e minicursos que estarão disponíveis no site do evento.

9.9 - Sinalização.

No dia 03 de janeiro de 2013 ocorrerá o mapeamento e sinalização para banheiros, auditórios, alojamentos, lista de telefones úteis e placas de recomendações de higiene.

9.10 - Banheiros.

Serão locados containers com sanitários para garantir a assistência dos participantes dos eventos culturais.

9.11 - Alimentação.

Será consolidado um acordo com o restaurante universitário (RU) para a prestação de serviço das refeições (almoço e jantar) e a disponibilidade para utilização do espaço físico e dos equipamentos para o fornecimento do café da manhã.

10 – Inscrições.

Serão iniciadas em 23 de outubro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário